sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sementeira

DEFINIÇÃO
Sementeira- é o ato ou efeito de semear, ou seja, de lançar a semente a terra previamente preparada para esse propósito, para que estas germinem e se desenvolvam em plantas. Também se pode considerar o tempo em se semeia.
Sementeira

LOCAL
O local para realizar a sementeira é muito importante e pode-se concretizar em dois locais distintos:
Local Provisório (Alfobre): é o espaço onde as sementes são colocadas para germinar e se desenvolverem em plantas (mudas) até atingir as condições necessárias para serem transplantadas para outro local (preferencialmente para o local definitivo). Ideal para iniciar a germinação numa altura em que não estejam reunidas as condições ambientais favoráveis (tempo, temperatura, luminosidade,etc...) no local definitivo;
Exemplos: Kit de Sementeira, Copos, Vasos, Caixas de Ovos, etc...
Kit de Sementeira

Local Definitivo (Sementeira Direta): é o espaço onde as sementes são colocadas para germinarem e se desenvolver em plantas efetivamente até ao seu desviver. Ideal para plantas sensíveis a transplantação.
Exemplos: Vasos, Floreiras, Hortas (Mini-Horta Móvel), etc...
Horta

TIPOS DE SEMENTEIRAS
A sementeira pode realizar-se de três formas, que são as seguintes:
1. Semear em Lanço: consiste em lançar com uma mão cheia de sementes para a terra e distribui-las uniformemente pelo espaço existente. Ideal para grandes hortas e para plantas de pequeno porte menos exigentes com o espaçamento.
Exemplo: Nabiças
Semear em Lanço
2. Semear em Linha: consiste em fazer linhas separadas entre si por um espaçamento recomendado e distribuir as sementes uniformemente sobre a linha. Ideal para pequenas hortas e para plantas mais exigentes com o espaçamento;
Semear em Linha

3. Semear em Individual: consiste em colocar 3 sementes num espaço individual (copo, vaso, casca de ovo, etc...) com terra para que as três sementes germinem mas apenas uma plante vigore nesse espaço individual.
Semear em Individual

Fontes:
 • Experiência Pessoal
 • Sementeira in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora, 2003-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...