sábado, 5 de novembro de 2016

Colheita de Salsa em Trás-os-Montes

VIDA FELIZ: da Horta

 Em Trás-os-Montes estão as minhas origens e a minha sabedoria em relação a Horticultura, passada de geração em geração. É com muito orgulho que apresento as Hortaliças cultivadas pelos meus pais, nomeadamente a Salsa.


A Salsa é uma Erva Aromática bastante consumida em Trás-os-Montes, ousaria mesmo a dizer que é a rainha aromática nesta região pois é predominante na realização de muitas receitas.

Estes pés de Salsa foram semeados nos princípios de Maio, e quando estou de visita tenho o privilégio de colher esta Hortaliça Folhosa como se pode verificar em:
 • Julho Especial Férias: Hortas e Hortaliças em Trás-os-Montes;
 • Setembro Colheitas de Hortaliças em Trás-os-Montes;
 • Novembro

As temperaturas amenas características do Outono estão a conferir a Salsa uma frescura e uma qualidade máxima nas suas folhas. Pois as suas folhas apresentam uma cor verde bastante vistosa e vigorosa.

Está foi a terceira vez que tive o privilégio de colher está erva aromática, nos princípios de Novembro, as folhas estão maiores e com um aroma mais intenso ao cortar.

A Colheita da Salsa pode realizar-se de duas formas, mas o modo mais apropriado para Colher a Salsa consiste em retirar os talos de folhas mais exteriores, deixando os talos de folhas no centro vigorarem.
Colheita da Salsa
Cortar os Talos das Folhas nas Extremidades da Salsa 

Este talo de folhas de Salsa apresenta aproximadamente 35 cm de comprimento e como referi anteriormente possui um aroma mais intenso quando ao cortar.

A Salsa é uma Hortaliça Folhosa ideal para esta época do ano, como se pode verificar O que fazer na Horta no OUTONO.
Para acompanhar o desenvolvimento da Salsa desde a Sementeira (Semente) até as primeiras Colheitas e obter informações relativamente a está Erva Aromática clique aqui: SALSA

No próximo vídeo poderá acompanhar um pouco da realização da Colheita deste ramo de Salsa.

SUGESTÃO:
Como Manter a Salsa Fresca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...