domingo, 12 de março de 2017

Preparação do solo na Horta

A preparação do solo é uma tarefa fundamental na horta para se obter excelentes plantações. Pois, aproxima-se a Primavera, uma época de grande importância e renovação do ciclo vegetativo, que necessita de um solo bem preparado para receber as novas plantações hortícolas e assim obter um bom crescimento e desenvolvimento.

1º Passo
Limpeza das ervas invasoras e culturas que tenham terminado o seu ciclo vegetativo.
Preparação do solo na Horta
1º Passo: Limpeza das ervas invasoras e culturas que tenham terminado o ciclo vegetativo.
Este primeiro passo consiste em retirar as ervas invasoras que existam nas horta e as culturas que tenham terminado o seu ciclo vegetativo. A maior parte destes resíduos (folhas e ervas) serão guardados para posteriormente serem utilizados como adubo verde na horta.

2º Passo
Cavar a terra da horta.
Preparação do solo na Horta
2º Passo: Cavar a terra da horta.
O segundo passo consiste em cavar a terra para desfazer o enraizamento das culturas anteriores e tornar, deste modo, a terra mais fofa e solta. Porque devido as chuvas e as raízes o solo encontra-se mais compacto.

Esta tarefa pode ser feita simultaneamente com o passo seguinte, ao cavar fazer "regos"  para incorporar os aditivos fertilizantes favoráveis ao solo.

3º Passo
Colocar aditivos fertilizantes.
Preparação do solo na Horta
3º Passo: Adicionar aditivos fertilizantes (neste caso esterco seco e folhas verdes de nabiças)
A cada nova plantação é necessário reforçar os nutrientes do solo, e principalmente neste último mês de Inverno, enquanto as futuras plantações se encontram no local provisório (Kit de Sementeira), para serem transplantadas na Primavera.

Existem diversos fatores que levam o solo a sofrer perdas de matéria orgânica, fertilizantes, desgaste do solo, etc... Por isso, deve-se aplicar um ou mais aditivos, como, por exemplo: estrume, cal (em terreno arenoso), novo substrato, cinzas, adubo verde (retirado no passo 1), húmus de minhoca ou composto orgânico para melhorar a terra e dar-lhe uma textura melhor.

Atenção, deve-se ter em consideração as características do solo existente e ao tipo de culturas que serão cultivadas no local.

4º Passo
Alisar o solo da horta.
Preparação do solo na Horta
4º Passo: Alisar o solo da horta.
A preparação do solo termina com o alisamento do mesmo, com um ancinho, nivelando a terra. Deste modo, a horta esta pronta a receber as novas culturas quando a Primavera chegar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...