sábado, 16 de setembro de 2017

Mês de Setembro na Horta

Mês de Setembro na Horta
Estamos em pleno mês de Setembro com o início do Outono a bater à porta (no Hemisférico Norte, em Portugal), o que fazer na horta neste mês?

Existe um provérbio português que exemplifica na perfeição as principais atividades na horta: "Em Setembro planta, colhe e cava, que é mês para tudo".

Por isso, segundo o provérbio, pode-se dividir em três grupos as principais atividades que se devem fazer na horta durante no mês de Setembro, embora seja um mês para tudo, que são as seguintes: 

1. COLHEITAS
Colheita de Tomate Coração de Boi
Este mês é dedicado a diversas colheitas, principalmente, às colheitas das culturas de Primavera/Verão, tais como, feijão, tomate, pimento, milho, entre outras hortaliças.

Faz lembrar as formigas que passaram está ultima estação (Verão) a recolher e a armazenar os seus alimentos para sobreviverem durante o Inverno. Assim é com as colheitas concretizadas neste mês, muitas delas servem para serem consumidas nas próximas estações Outono/Inverno.

2. PREPARAR A TERRA
Preparar a terra em Setembro
Muitas das culturas terminam neste mês o seu ciclo vegetativo, logo, é necessário preparar a terra para receber as próximas sementeiras e plantações que se desejam fazer na Horta para o Outono/Inverno.

A preparação da terra consiste nas seguintes tarefas:
  • Fazer cavidades fundas para aplicar restos de resíduos da horta (folhas, galhos finos, ervas infestantes, entre outros), estrume e adubos orgânicos;
  • Alisar a terra para receber as sementes ou plantas propicias para este novo ciclo que se avizinha;

 3. SEMEAR E PLANTAR A HORTA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHT0ZFTpkkau_G-X1aqu-J3fmAzPh9L7NM9lqft1ywh2so3QuX1Cc4ENTI8ZbHWK1Jjxvzzfm7TXrRWf6BkLTQG26yOnlAg8tL6-vtOxnR7Xii8Gaee3J4N4a7kpYAEoV8eYq5bfutogE/s1600/3.jpg
Cultivar Ervilhas
Após a terra preparada, é altura ideal para escolher as hortaliças que deseja consumir e que se adaptem as próximas estações Outono/Inverno.

Aqui ficam algumas sugestões do que é possível cultivar neste mês de Setembro: Agrião, Alface (Romana e Quatro Estações), Alho-Francês, Acelga, Cenoura, Couves (Diversas), Ervilhas, Espinafre, Nabiças, Nabo Rabanete, Repolho e Salsa.
Plantação de Couves

Veja este artigo: O que fazer na Horta no OUTONO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...